A Fundação Educacional Sorocabana é administrada por um Conselho Superior e dirigida por uma diretoria composta de Presidente, Vice-Presidente, Diretor Secretário e um Diretor Financeiro.
O Conselho Superior, segundo seu estatuto, é composto de 18 (dezoito) membros, sendo 9 (nove) escolhidos dentre os professores efetivos das Instituições mantidas e 9 (nove) dentre as pessoas integrantes da comunidade Sorocabana, todos com o direito a voto. Juntamente com os conselheiros titulares, são eleitos também 4 (quatro) conselheiros suplentes, sendo 2 (dois) do quadro de professores efetivos das Instituições e 2 (dois) da comunidade Sorocabana. O Prefeito Municipal e o Presidente da Câmara Municipal são nomeados Conselheiros Honorários.
Trata-se de uma composição equilibrada, que mescla as duas mais altas autoridades municipais, representantes da comunidade sorocabana e representantes dos docentes.
Ao longo de sua história a Fundação, tem fornecido bolsas de estudos à alunos carentes, colaborando, assim, para a inclusão social das camadas menos favorecidas de Sorocaba e região.
Alteração e Consolidação do Estatuto da Fundação Educacional Sorocabana