Sobre a Revista

O ilustre e culto juiz e professor, coordenador desta revista, Alexandre Dartanhan de Melo Guerra entendeu que seria minha a honra de apresentar estes Cadernos Jurídicos da Faculdade de Direito de Sorocaba a todos os alunos e demais cultores do direito desta Faculdade e da sociedade jurídica de Sorocaba. Levou-o à escolha, certamente, a amizade e o tempo de casa que tenho completo de quarenta e um anos, dos quais boa parte em sua direção.

Primeiramente regozijo-me pela publicação, por seu objetivo, ensejar a alunos e professores produções acadêmico-científicas, contactáveis de forma impressa e em ambiente eletrônico.

Com essa iniciativa a Faculdade difundirá sua própria produção científica, com ensejo a textos de alunos, professores e pesquisadores convidados.

Comprometo-me a dar-lhe todo apoio. É um incentivo ao desenvolvimento do estudo, da pesquisa, possibilitando aos alunos, nosso principal objetivo, uma reflexão jurídica própria, divulgada em teses, ideias e debates acerca de temas relevantes da área jurídica.

Vejo, com esta publicação, uma mudança de visão do ensino, que deve ser cientificamente reflexivo e provocativo, mesmo porque o direito, por vivenciar a sociedade, é eminentemente proteico e vivencia um contexto de permanente transformação.

De há muito tempo tem-se debatido o método, processo e conteúdo do ensino do direito e, inclusive, a infraestrutura adequada e necessária para sua melhor implantação.

Uma e outra tornam-se preocupação da instituição e pronta está nossa mantenedora em atender esses objetivos e anseios, desde que centrados em seus termos.

A publicação dará à estampa o pensamento da instituição, dos alunos e professores e, certamente, provocará mudanças. Disto estou certo, mesmo porque tem à sua frente o professor e juiz Alexandre Guerra, de quem se dispensam referências, apoiado que está pelo ilustre e competente diretor professor João Batista de Melo e Souza Neto.

Esta revista publicará textos de ex-alunos, hoje espalhados por todas as carreiras jurídicas. Suas reflexões certamente poderão servir de incentivo aos atuais bacharéis.

O surgimento destes Cadernos Jurídicos da Faculdade de Direito de Sorocaba é fruto dos esforços de uma instituição universitária qualificada, que conta em seus quadros com renomados professores, razão maior de ter a certeza e convicção de seu êxito.

Parabéns a todos os envolvidos.

                                                                                                                  José de Mello Junqueira

 

Política Editorial

O Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos (PPEC) da Faculdade de Direito de Sorocaba, tem como objetivo garantir e apoiar a qualificação e visibilidade das publicações periódicas científicas, na área do direito.

 

Periodicidade

Publicação Anual da Faculdade de Direito de Sorocaba.

 

Política de Acesso Livre

Oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporcionando maior democratização mundial do conhecimento.