Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

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Serviços

O Cadernos Jurídicos da Faculdade de Direito de Sorocaba, fornece suporte referente:

  • Auxílio aos editores na publicação de seus artigos, tendo como objetivo os critérios de credenciamento.
  • Orientação do software OJS 3 para os editores e equipe técnica;
  • Possíveis dúvidas ao credenciamento no portal;
  • Quanto à normalização bibliográfica (ABNT);
  • Validação do DOI - Digital Object Identifier,
  • Utilização e abertura do registro ORCID - Open Researcher and Contributor;
  • Verificação de metadados dos artigos publicados;
  • Solicitação da numeração do ISSN junto ao IBICT;
  • Inclusão do periódico na Rede de Serviços de Preservação Digital (CARINIANA) do IBICT;

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

ORIENTAÇÕES À PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS NA REVISTA E NOS CADERNOS JURÍDICOS DA FACULDADE DE DIREITO DE SOROCABA - |Ano 2| n. 1| 2020

Os artigos devem ser inéditos.

O envio do artigo implica em Cessão dos direitos autorais de colaboração autoral inédita e assunção de responsabilidade do autor, ficando autorizada a divulgação nos Cadernos Jurídicos da Faculdade de Direito de Sorocaba ou Revista da FADI, em meio físico ou eletrônico. A coordenação ou o Conselho ficam autorizados a proceder às modificações ou correções para adequação do texto às normas de publicação. A responsabilidade pelo conteúdo da publicação é exclusiva do autor, não da Faculdade de Direito de Sorocaba ou do Conselho Editorial.

O prazo de entrega do artigo é 30 de março e 30 de setembro de cada ano.

A indicação do artigo aos Cadernos Jurídicos da Faculdade de Direito de Sorocaba ou à Revista da FADI fica a critério do Conselho Editorial.

Os artigos devem ser enviados ao e-mail da biblioteca da Faculdade de Direito de Sorocaba aos cuidados da senhora Brígida: brigida.lima@fadi.com.br.

Os arquivos devem ser salvos pelo nome do autor em formato Microsoft Word. Os parágrafos devem ser justificados.

Não há previsão de remuneração em pecúnia aos autores. Na hipótese de publicação em formato físico (impresso), haverá entrega de exemplares em quantidade a ser definida para cada autor.

Os artigos são devem conter de dez a quinze páginas, na fonte “Times New Roman”, espaço 1,5 linhas, fonte 12. As citações com recuo devem observar a fonte 11. As notas de rodapé devem usar a fonte 11. Não usar o método “autor-data” nas citações, as quais devem seguir somente sob a forma de notas de rodapé (sempre no final da página, não no final do artigo). Devem ser observadas as normas da ABNT, com especial atenção do autor a que não incorra em plágio, diante do que não haverá a publicação do artigo.

Para a uniformidade dos artigos, o trabalho deve conter “INTRODUÇÃO”, Desenvolvimento (em tópicos: 1, 2, 3...), “PROPOSIÇÕES CONCLUSIVAS” e “REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS”.

É necessário RESUMO e “Abstract” (em inglês). O autor deve indicar de três a cinco PALAVRAS-CHAVE (em português e inglês).

O Conselho Editorial tem a liberdade de devolver os artigos ao autor se necessárias adaptações, as quais serão expressamente indicadas para correção pelo autor, bem como não proceder à publicação, caso não haja a correção ou o trabalho não se ajuste aos critérios estabelecidos.

No início de cada artigo, o autor deve enviar sua apresentação (curriculum), em até cinco linhas. Deve conter a titulação acadêmica, referências a respeito de docência e do cargo que ocupa, se o caso, além de outras informações/publicações relevantes.

(Exemplo de apresentação: Mario da Silva. Doutor em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo. Professor da Faculdade de Direito de Santos. Juiz de Direito titular da Capital. Autor de "Sociedade empresária", pela Editora Método. Membro do Instituto Paulista de Direito Comercial).

ORIENTAÇÕES PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS - |Ano 1| n. 1| 2017

  1. A seleção de trabalhos para publicação compete ao Conselho Editorial da Faculdade de Direito de Sorocaba. Os trabalhos podem ser devolvidos para o autor com sugestões que, caso as aceite, pode adaptá-los e encaminhá-los para nova análise. Não será informada a identidade dos responsáveis pela análise do conteúdo.
  2. O envio de artigos para publicação implica na cessão de direitos autorais de colaboração autoral à Faculdade de Direito de Sorocaba. O autor cede os direitos autorais do artigo, por si e por seus sucessores, por todo o prazo de vigência dos direitos de autor para publicação em meio físico ou eletrônico. Cabe à Faculdade de Direito de Sorocaba deliberar sobre as suas características editoriais e gráficas. Não há remuneração em pecúnia. O autor receberá exemplares da obra em quantidade a ser definida pela Direção. O Conselho Editorial é autorizado a realizar modificações e correções para a adequação do texto às normas de publicação.
  3. O material recebido e não publicado não será devolvido. Os artigos devem atender às normas de publicação. O sumário e a apresentação do autor são de elaboração exclusiva do próprio autor. Não é necessário conter resumo ou palavras-chave. O envio do material deve ser feito por correio eletrônico para o endereço eletrônico do coordenador da Revista da Faculdade de Direito: alexandreguerra5@gmail.com. Os artigos devem ser enviados em formato Microsoft Word.
  4. Os artigos devem contar com o título do trabalho, nome e apresentação do autor. A apresentação deve obedecer ao seguinte critério: titulação acadêmica (da mais alta para a mais baixa); docência; atividade profissional e as informações adicionais que reputar relevantes.
  5. Os textos devem contar entre 15 a 25 páginas. Os parágrafos devem ser justificados. Usar a fonte Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5 linhas. A formatação do tamanho do papel deve ser A4.
  6. A numeração do Sumário deverá sempre ser feita em arábico. No sumário deverão constar os itens com dígitos. Exemplo: SUMÁRIO: Introdução. 1. A força normativa dos princípios. 2. >>>. 3. >>> 4. >>>. Proposições conclusivas. Referências bibliográficas
  7. As referências bibliográficas devem ser feitas de acordo com a ABNT. As referências devem sempre ser citadas em notas de rodapé ao final de cada página (e não em notas de final) ou no sistema autor-data. Exemplo de bibliografia: SILVA, José Alberto. Direito Constitucional. São Paulo: Companhia dos Livros, 2017, p. 50.
  8. Os destaques no texto devem ser feito somente com o uso de itálico. Não se deve usar sublinhado ao negrito para tal finalidade. As citações de outros autores devem ser feitas entre aspas sem o uso de itálico ou de recuos (a não ser que o próprio original tenha destaque). As referências legislativas ou jurisprudências devem conter todos os dados à identificação e localização. Em citações de sites, deve-se indicar expressamente a data de acesso.

Processo de Avaliação pelos Pares

A publicação dos artigos está sujeita à aprovação prévia da Comissão Editorial da revista, após serão submetido à avaliação de revisão por pares, no mínimo dois pareceristas externos.

Processo de Avaliação e seleção de artigos

  • Os artigos são enviados para o Editor Técnico, Biblioteca da Faculdade de Direito de Sorocaba para verificação na sua adequação referente à política de publicação.
  • Aprovação da Comissão Editorial.
  • Recomendação dos pareceristas. Os membros da comissão de avaliação poderão ser substituídos a cada nova edição, elaboram relatórios analíticos sobre cada artigo e relataram sua opinião para aprovação, alterações, ou não aprovação. Somente após aprovação de dois revisores são encaminhados para futura publicação.
  • Quando solicitado, efetivação dos ajustes nos artigos, pelo(s) autores(es).

Artigos

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