O governante e a lei segundo a concepção de sábio em Santo Tomás de Aquino

Autores

  • Bruno Lincoln Ramalho Paes

Palavras-chave:

Tomás de Aquino, Governança, Sabedoria, Lei, Direito Natural

Resumo

Este artigo pretende investigar se a sabedoria é necessária para governar e, se sim, que tipo de sabedoria seria esta. Para tal, escolheu-se o teólogo e filósofo Tomás de Aquino, considerado o ponto alto da filosofia medieval escolástica e autor de obra central para a retomada do pensamento jusnaturalista. Sua concepção de lei e governo justo servirá de base para a justificativa da importância da sabedoria por parte dos homens responsáveis pela feitura e administração das leis e, assim, ao final, realizar um contraponto ao atual paradigma democratista.

Biografia do Autor

Bruno Lincoln Ramalho Paes

Mestrando em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Universidade de São Paulo. Mestrando em Economia pelo Centro de Estudos Superiores Madri Manuel Ayau. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Sorocaba (2015). Advogado.

Downloads

Publicado

2017-03-18

Como Citar

Paes, B. L. R. (2017). O governante e a lei segundo a concepção de sábio em Santo Tomás de Aquino. Cadernos Jurídicos Da Faculdade De Direito De Sorocaba, 1(1), 9–23. Recuperado de https://www.fadi.br/revista/index.php/cadernosjuridicos/article/view/2

Edição

Seção

Direito Público